quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bacia de Campos comemora 35 anos pronta para os desafios do futuro



Principal bacia produtora do Brasil consagra sua importância para o mercado de petróleo e gás do País Responsável por mais de 80% da produção de petróleo no Brasil, a Bacia de Campos chega aos 35 anos renovada e preparada para ampliar ainda mais sua produção, que hoje já supera 1,7 milhão de barris de óleo e 28,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O potencial dessa província petrolífera e sua importância para a Petrobras e a economia brasileira foram reforçados nesta terça-feira (14/08), durante comemoração realizada na base da Companhia, em Macaé (RJ).
Durante o evento, os diretores de Exploração e Produção, José Miranda Formigli Filho, e de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo, destacaram o papel da Bacia de Campos no desenvolvimento tecnológico e estratégico da Companhia, além do potencial de produção dos campos e a infraestrutura já instalada na região, que contribui diretamente para as operações.

“A descoberta de petróleo na Bacia de Campos representou um grande desafio para a Petrobras e o Brasil”, relembrou Formigli ao mencionar que tratava-se de um novo cenário e que requeria recursos tecnológicos que possibilitassem extrair petróleo, na época, a pouco mais de 100 metros de profundidade.
“Com o início da produção em 13 de agosto de 1977, no Campo de Enchova, a Bacia de Campos começou uma história de progresso, tanto econômico quanto de desenvolvimento de tecnologias de suporte às nossas atividades. E as perspectivas para o futuro são ainda mais animadoras. Com o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef), alcançaremos índices operacionais bastante expressivos. Ainda há áreas a serem exploradas, são novas fronteiras que, com conhecimento, tecnologia e o empenho de sempre dos profissionais que trabalham aqui, sem dúvida levarão a Bacia de Campos a continuar sendo um celeiro importantíssimo para a Petrobras e para o Brasil. Como prova de sua juventude, temos uma nova unidade recém chegada à Bacia de Campos, o FPSO Cidade de Anchieta, com capacidade de produzir 100 mil barris por dia, que acrescentará, até o final de agosto, óleo novo à curva de produção da Companhia”, acrescentou.

Figueiredo reforçou a importância dos programas e projetos que visam à produtividade da Bacia de Campos. Pontuou ainda a influência da Petrobras nas regiões onde ela atua e as iniciativas apoiadas pela Companhia e que não estão diretamente ligadas à sua atividade-fim: “As operações da Petrobras refletem na vida das comunidades do seu entorno, principalmente na economia. Temos um compromisso empresarial de produzir petróleo, mas não nos restringimos a isso. Por meio de nossas ações, contribuímos ainda em projetos sociais, de formação profissional, entre outros”.
Para o gerente geral da UO-BC, Joelson Falcão Mendes, aos 35 anos, a Bacia de Campos se mostra ainda mais desafiadora e promissora. “Somos mundialmente reconhecidos como uma grande província. Temos muitas oportunidades e contamos com nossa expertise para evoluir e construir um futuro de grandes realizações. Ao longo destas três décadas e meia, a região se transformou num celeiro intelectual e tecnológico, onde são aplicados mecanismos e programas que servem de exemplo para as demais unidades da Companhia”, afirmou.
Além dos diretores e gerentes gerais, participaram do evento os gerentes executivos Erardo Gomes Barbosa Filho (Sul e Sudeste), Marcos Isaac Assayag (Cenpes), Solange da Silva Guedes (Engenharia de Produção), José Luis Roque (Construção de Poços Marítimos) e Cristina Pinho (Serviços).

Sobre a Bacia de Campos
A Bacia de Campos é uma bacia sedimentar com cerca de 100 mil km², do Espírito Santo (próximo à cidade de Vitória) até Arraial do Cabo (RJ), abrangendo 13 municípios do litoral fluminense. Formada há 100 milhões de anos, a partir do processo de separação dos continentes sul-americano e africano, esta região acabou se tornando um “aterro natural” formado por sedimentos despejados no Oceano Atlântico ao longo do tempo que, sob variados níveis de pressão e temperatura, entrariam em processo de decomposição, originando as reservas de petróleo e gás natural, dentro de rochas porosas no subsolo marinho.
Em 1974, a Petrobras encontrou acúmulo de óleo num reservatório marinho que nomeou de Campo de Garoupa. Três anos depois, no dia 13 de agosto de 1977, a 124 metros de lâmina d’água, era iniciada a produção de petróleo na Bacia de Campos. O poço escolhido foi o 3-EN-1-RJS, no Campo de Enchova (terceiro campo descoberto, depois de Garoupa e Namorado), com vazão superior a 10 mil barris diários de óleo, através do Sistema de Produção Antecipada instalado na plataforma Sedco 135-D.

O Sistema de Produção Antecipada de Enchova (SPA) representou para a Petrobras o primeiro marco tecnológico da produção de petróleo em mar, num trabalho em direção a águas cada vez mais profundas. Ao tornar possível o início da produção de óleo enquanto eram construídas as plataformas fixas, que depois seriam instaladas constituindo os sistemas definitivos, o SPA representou grande agilidade, flexibilidade operacional e economia para as operações no mar, já que reduziu o tempo gasto entre a descoberta de petróleo e o início da produção comercial.
Por : Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional


Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário